Aeroporto inglês de Gatwick está fechado por 32 horas por causa de drone.

Um drone causa o caos em Londres depois de voar próximo das pistas do aeroporto de Gatwick.
A imprensa britânica informou que o aeroporto, localizado a 50 milhas ao sul da cidade de Londres, foi fechado por quase 32 horas após repetidos voos de drones dentro e ao redor da área do aeroporto.
Autoridades do aeroporto acreditam que há uma tentativa de alguma pessoa ou grupa para causar interrupção nos vôos. Isso forçou o aeroporto a cancelar as decolagens e a desviar os vôos de chegada para outros aeroportos. Acredita-se que os culpados não sejam motivados pelo terrorismo.
Mais de 800 vôos foram cancelados, afetando pelo menos 126.000 pessoas. Com apenas alguns dias até o Natal, Gatwick, o segundo aeroporto mais movimentado do Reino Unido, estava passando por um dos dias mais movimentados do ano.
Alguns passageiros foram forçados a dormir no andar do aeroporto enquanto esperavam a retomada dos vôos.
Ontem, o CEO do Aeroporto de Gatwick Stewart Wingate divulgou um comunicado publicado no Facebook:
Em nome de todos em Gatwick, gostaria de repetir o quanto estamos arrependidos pelo inconveniente que esse comportamento criminoso causou aos passageiros e compartilhamos sua verdadeira raiva e frustração pelo fato de ter acontecido…
Não pode estar certo que os drones possam fechar uma parte vital de nossa infraestrutura nacional dessa maneira. Esta é obviamente uma tecnologia relativamente nova e precisamos pensar em conjunto as soluções certas para garantir que isso não aconteça novamente. "
Por que eles não podem encontrar o culpado?
20 unidades policiais de duas forças na área não conseguiram localizar a pessoa operando ilegalmente seus drones. Tal é a escala da ruptura que o Exército do Britsh foi despachado para tentar usar seu equipamento especial para desativar o drone, caso ele apareça novamente.
Como os drones eram maiores que a média, o piloto podia controlar o drone a vários quilômetros do aeroporto. Isso faz com que o trabalho de localizar o piloto ou pilotos seja uma tarefa difícil para as autoridades.
A polícia está analisando as imagens das câmeras de vigilância CCTV de Gatwick para tentar identificar a marca e/ou modelo do drone. De acordo com reportagem do The Guardian, o drone é maior do que os drones da DJI, isso mostra que os mesmos podem ter sido montado/customizado pelo piloto.
A grande preocupação das autoridades é acontecer um acidente e matar muitos inocentes. Em contrapartida toda a comunidade de hobistas e profissionais da área temem que os governos proíbam os drones por causa de pessoas irresponsáveis como essa.