ANAC aprova curso de de pilotos de drones BVLOS

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou na última quarta-feira (9/5) o primeiro curso de drones do Brasil para operações além da linha de visada visual (BVLOS, na sigla em inglês) e habilitou os primeiros pilotos para esse tipo de operação.
Proposto pela XPilot, escola de pilotos subsidiária da fabricante brasileira XMobots, o curso atende a todos os requisitos da RBAC-E nº 94/2017 (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial) da ANAC.
Sua aprovação ocorreu após a análise remota da ementa e inspeção da ANAC na sede da empresa, ocasião em que foram avaliados os módulos teórico e prático do curso por um especialista da Agência.
Além de ter aprovado o primeiro curso de drones do Brasil, a XPilot também obteve, através de seus operadores, as primeiras habilitações para piloto de drone do país para operações BVLOS. Este tipo de operação, também previsto na RBAC-E- nº 94/2017, permite a realização de voos acima de 400 pés (121metros) e sem limite de alcance de rádio.
De acordo com o Ofício (nº69/2018/SPO/ANAC e nº70/2018/SPO-ANAC) emitido pela ANAC, a Agência concedeu aos operadores da XPilot licença de piloto remoto de RPA de asa fixa até 25 quilos de peso máximo de decolagem e habilitação de piloto BVLOS acima de 400 pés AGL em espaço aéreo de classes F e G.
Os operadores certificados foram avaliados presencialmente por um especialista da ANAC. Com essas certificações inéditas, a XPilot pretende criar meios para difundir este conhecimento e habilitar outros pilotos no Brasil.
Vejam também: Regulamentação do uso de drones com finalidade recreativa