Elon Musk tem uma visão catastrófica sobre drones assassinos

Elon Musk, o bilionário fundador da Tesla e da Space X, deu uma extensa entrevista a Axios na HBO. A entrevista abordou muitos tópicos, incluindo a visão do futuro de Musk. Sobre esse assunto, Musk, um longo defensor dos seres humanos e que é necessário ter muito cuidado com a inteligência artificial, teve uma mordida particularmente assustadora sobre o risco representado pelos drones assassinos:
"Você poderia fazer um enxame de drones assassinos por muito pouco dinheiro. Apenas tomando o rosto e o IMEI que é usado em telefones celulares, com uma pequena carga explosiva e um drone, e basta fazer uma varredura de grade do prédio até encontrar a pessoa que está procurando e explodir. Você pode fazer isso agora mesmo... Nenhuma tecnologia nova é necessária." - em tradução livre.
Temos vários artigos na internet sobre o tema de drones assassinos e, invariavelmente, é difícil evitar não lembrar do Black Mirror, um dos melhores programas de ficção científica futurísticos distópicos que você poderia esperar assistir (confira no Netflix). O sexto episódio da segunda temporada (Hated in the Nation), apresenta abelhas robóticas que são usadas para fertilizar artificialmente as culturas alimentares, devido a todas as abelhas reais terem sido extintas. O enxame robótico de abelhas é eventualmente hackeado e usado para atacar e matar pessoas.
Musk foi um dos grandes nomes do The Future of Life Institute, que produziu o vídeo, Slaughterbots. O filme de oito minutos, que deve ser visto no Youtube, essencialmente alerta para um futuro exatamente como Musk descreve. A mensagem? Devemos ficar acima e em cima da inteligência artificial e ter regras e leis adequadas para evitar usos nefastos ou mortais da IA no futuro.