Em breve a Comissão Europeia vai lançar o primeiro sistema de Gerenciamento de tráfego aéreo de drones





Com o aumento expressivo no volume de drones recreativos, profissionais e militares nos céus a necessidade de rastrear e monitorar o fluxo de drone está se tornando cada dia mais importante.

Cada país tem suas regras que governam os voos de drone, uns mais avançados e outros nem tanto, mas nenhum país ainda consegue monitorar em tempo real o tráfego aéreo de RPAs. O aumento desses equipamentos no céus coloca em risco o público em geral principalmente em relação a acidentes com aviões, que podem causar muitas mortes. Uma monitoração ativa desses equipamentos tem que ser implantada, pois corremos um sério risco de no futuro muito próximo vermos nossos céus tornarem um lugar caótico.

A Airmap, uma startup americana em cooperação com uma empresa Suíça, chamada Skyguide, iniciaram um projeto para criar essa plataforma de controle do tráfego aéreo de RPA. Em setembro de 2017 eles lançaram o U-space, uma infraestrutura digital destinada a prover o controle do tráfego aéreo dos drones. O sistema funciona através da comunicação dos drones com o servidor central que troca informações com o sistema de tráfego aéreo da aviação civil.

sistema de controle de trafego aéreo

Como funciona?

O drone é registrado pelo usuário, no sistema U-space, algo semelhante ao que fazemos hoje na Anac e Decea. Segundo a empresa, mais de 85% dos drones atuais são compatíveis com seu sistema.

Planos de voo

O sistema U-space exibirá os mapas as regras de vôo de cada país para os usuários, baseados nos mapas da AirMap. De forma simples o sistema destaca quais as áreas são livres para voar (áreas em verde) e quais áreas estão fora de limites (exibidas em vermelho). O sistema permite aos usuários solicitar vôos em áreas restritas, aguardando liberação ou criar seu plano de voo em uma área livre.

Comunicação entre o controle de espaço aéreo e os operadores de drone

O U-space permite que os controladores de tráfego aéreo comuniquem facilmente com os pilotos de drone através de um App, que é utilizado pelo operador do drone. O sistema tem um painel de gerenciamento on-line que mostram todos os voos em tempo real.

A integração do sistema com o controle de tráfego de aeronaves tripuladas, permite que o App alerta ao operador do drone se houver alguma aproximação do drone pilotado com outro drone ou de uma aeronave tripulada. Esse alerta aparece na tela do controle central e no App no celular do operador, também é enviado uma notificação via SMS para operador.

Para maiores informações assistam o filme oficial da empresa em https://youtu.be/Sz08N8_3an8

Vídeos mais recentes