O drone e as condições do tempo





Existem vários fatores relacionados às condições climáticas que podem influenciar negativamente sua habilidade do piloto controlar seu drone durante o voo. É de extrema importância que o piloto de drone verifique as condições do tempo no momento da operação, assim como a previsão climática para o período em que se pretende estar voando com a aeronave.

O drone e as condicoes do tempo

Com o potencial de empurrar o drone para qualquer direção sem aviso prévio, o vento é o principal fator climático com o qual o piloto de drone deve se preocupar. Todos somos capazes de dizer se lá fora está mais quente ou mais frio, fazendo sol ou chuva, mas é muito difícil prever a influência que o vento terá em sua operação de voo com o drone.

Veja também: UAV Forecast - para planejar seu voo!


Uma das dificuldades de se prever a ação do vento é que sua velocidade e força variam conforme a altitude. Não é correto imaginar que a velocidade do vento próximo à superfície será a mesma a 20, 30, ou 40 metros de altura. Quanto maior a altitude, maiores são as chances de o vento mudar subitamente de direção e força sem aviso prévio!

Uma rajada de vento na direção dianteira do drone pode fazer com que repentinamente a aeronave ganhe ou perca altitude, ou ainda que seja empurrada em direção contrária ao seu trajeto original. Caso uma situação como esta ocorra, e principalmente se o piloto estiver voando com a assistência de GPS, significa que a força do vento está tão grande que o piloto do drone deve conduzir rapidamente a aeronave para base, ou mesmo pousa-la imediatamente caso o local do pouso esteja ao seu alcance. É bom observar que tamanho e a potência da aeronave também influenciam o voo nestas condições, pois quanto menor o equipamento maior será a influência que o vento causará no comportamento da aeronave durante o voo.

Na dúvida, procure decolar o drone com sua dianteira apontada na direção de onde vem o vento (face da aeronove voltada para o vento). Suba com o drone até uma altura de aproximadamente 1 metro e voe um pouco para frente, para trás e para os lados observando se o equipamento está conseguindo se manter estável naquelas condições. Caso o comportamento do drone se demonstre muito errático, com o vento o jogando de um lado para o outro, será melhor pousar a aeronave e deixar o voo para outra hora.

Além das razões mais óbvias do porque não se deve voar na chuva (porque molha mesmo :) ), a chuva tem também a capacidade de absorver as micro-ondas que são os sinais de rádio entre o drone e o controle remoto. Desta forma há o risco de o piloto perder o controle da aeronave, ou o mesmo se tornar inconsistente.

Veja também:

O polêmico índice Kp, a Interferência Geomagnética, qual o risco para o voo de drone


Checklist para voar com seu drone: 27 coisas que você deve verificar antes da decolagem

Como um drone pode voar? Física lógico!

Vídeos mais recentes