
Pilotando drone com os olhos!
A Samsung apresentou um pedido de patente na United States Patent and Trademark Office (USPTO) no início de 2016 que foi publicado na semana passada, em 13 de fevereiro de 2018.
Nesta patente a Samsung apresenta uma nova tecnologia de display que permitirá que o vôo de drones seja controlado pelos movimentos dos olhos. A patente mostra a figura abaixo, que tem como estrutura uma tela central cercada por 4 propulsores.

Display com propulsores de drone
A patente descreve um drone que pode incluir uma câmera e sistema de observação para transmitir informações para a unidade de controle principal. O sistema pode rastrear os olhos, a cabeça, as mãos ou os dedos dos usuários em tempo real. A velocidade e a direção do vôo do drone podem ser controladas movendo a cabeça, os olhos ou as mãos. A unidade também pode acompanhar automaticamente os usuários sem gestos adicionais.
A figura abaixo mostra o dispositivo a partir de uma vista lateral. A patente descreve um "controlador de articulação" que pode mudar o ângulo de inclinação do vôo. A unidade em si não se limita à um formato de quadricóptero. Ela poderia ser reconfigurada de diferentes formas.

Controlador de articulação drone
A unidade também pode incluir um giroscópio, um sensor de movimento, um sistema de vibração e/ou um acelerômetro. Os recursos de reconhecimento de voz, bem como o GPS e um sistema de posicionamento baseado em Wi-Fi são outras funções que a patente descreve que o drone poderia ter.
A figura abaixo mostra com vista lateral os controladores de articulação e as hélices que podem mudar a direção de vôo. O ângulo pode ser ajustado com exatidão durante o vôo. O drone também apresentaria uma unidade de detecção de obstáculos que permitiria detectar e evitar automaticamente estruturas e outros objetos enquanto voa.

Controladores de articulação drone
As linhas sólidas nas ilustrações da patente são os recursos reivindicados, enquanto as linhas pontilhadas ilustram o aspecto do resto do dispositivo. A Samsung não é a única empresa que vem planejando a produção de drones. A Amazon também já patenteou uma série de novos conceitos relacionados à drones, incluindo aqueles que podem se autodestruir em uma emergência.
Agora, imagine você em um futuro próximo caminhando na rua quando, de repente, um drone aparece na sua frente identificando seu rosto e exibindo uma série de propagandas voltadas para seu gosto. Seria hilário, não seria?!