Uso policial de drones

Um dos principais benefícios do uso de veículos aéreos não tripulados, como o drone, é sua habilidade de chegar a lugares que seriam dispendiosos ou perigosos para o ser humano chegar. Isto inclui não apenas grandes altitudes, voando sobre florestas ou construções, mas também sobre desastres naturais ou cenas de crime durante seu andamento. Ser capaz de colocar uma câmera sobre estas ocorrências, as polícias ou equipes de socorro se tornam capazes de por um "olho de águia" na situação sem que tenham que fazer uso de helicópteros que além de mais arriscados, são também bem mais dispendiosos.
Seguem abaixo alguns exemplos dos possíveis usos de drones pela polícia e equipes de resgate:
Localização de franco-atiradores
Um "olhar de águia" sobrevoando o perímetro onde estivesse ocorrendo um ataque de franco-atirador poderia proporcionar às forças policiais uma visão geral da situação. A visão a partir de um drone poderia não só ajudar na localização do atirador, mas também proporcionar um reconhecimento de toda a área ao redor fornecendo informações como direção dos tiros, rotas de fuga para as vítimas, e também traçar as linhas de alvo a partir da direção dos tiros do assassino. Os drones são ótimas ferramentas para este tipo de situação por oferecem grande mobilidade, sendo facilmente transportáveis em qualquer porta-malas de pequeno ou médio porte, dependendo logicamente do tamanho da aeronave. Justamente pelo seu tamanho, os drones também são capazes de realizar manobras que um helicóptero normal não seria capaz de fazer como voos rente ao solo, por debaixo de pontes, entre espaços exíguos e até mesmo no interior de estruturas prediais fornecendo assim informações vitais para as forças policiais.
Investigação de cenas de crime e de acidentes de trânsito
Documentar cenas de crime e de acidentes de trânsito com vítimas requer a atuação de equipes forenses altamente treinadas, incluindo fotógrafos profissionais especializados que capturam fotos meticulosas em vários ângulos na cena da ocorrência para posterior investigação e formação de provas. Este é um trabalho que pode levar dias, mesmo após a cena onde se deu a ocorrência ter sido totalmente desfeita. Em caso de acidentes de trânsito, uma rodovia pode ter que ser totalmente fechada enquanto o trabalho é feito, identificando e documentando marcas de freadas no asfalto, posição dos veículos, entre outros detalhes. Com o uso de drone o fotógrafo conseguiria reduzir significativamente o tempo necessário para fazer todos os registros na cena da ocorrência e, através de medidas simples no solo de pontos de referência, fazer todo o resto do trabalho em outro local com o uso das imagens capturadas pelo drone em um computador.
Vigilância
Espionagem é uma atividade comum das polícias. Ficar na espreita rastreando os movimentos de um suspeito consomem horas e horas de trabalho. Os drones permitem que suas câmeras enxerguem lugares que as câmeras fixas de vigilância não são capazes. Apesar de as aeronaves não conseguirem ficar no ar indefinidamente, elas podem pousar em pontos estratégicos fazendo assim uma economia no consumo de suas baterias, permitindo mais tempo de filmagem. Além disto, existem situações em áreas abertas onde não há nenhum ponto onde um policial possa observar sem que seja visto. Com o uso de drones voando em altitudes maiores, passa a ser possível ver sem ser visto.
Monitoramento de concentração de multidões
A atividade de monitorar grandes eventos como shows ou eventos esportivos normalmente requer uma estrutura complexa e dispendiosa. Os profissionais envolvidos na segurança destes eventos normalmente são posicionados em áreas e em vias onde existem maiores riscos de algum problema acontecer. Esta estratégia leva a maior parte desta força de vigilância monitorar locais restritos, onde na grande maioria das vezes nada acontece (pra sorte de todos nós). Reforçar as equipes de vigilância com drones proporcionará um campo de visão bem maior, permitindo um maior número de averiguação de pontos de suspeição, incluindo análise de embalagens suspeitas de conterem bombas. Este tipo de monitoramento de ameaças em meio à multidões podem fornecedor informações vitais necessárias para tomada de decisão para envio de equipes de solo para os pontos que requerem intervenção direta.
Inspeção de bombas
Atualmente esquadrões antibombas já fazem uso de robôs de solo para detecção, explosão ou desarme de bombas. Os drones podem ser utilizados com os mesmos propósitos. Se por um lado os drones não são capazes de manipular uma bomba, eles têm grande utilidade na análise preliminar da situação quando podem então descartas falsas ameaças sem colocar em risco a vida de pessoas. Ou seja, os drones são capazes de fornecer informações confiáveis para tomadas de decisões que evitem perdas de vidas humanas.
Estes são apenas alguns exemplos do uso desta magnífica tecnologia em prol da raça humana :)